sexta-feira, outubro 21, 2005

Ora aí está..

Porto - O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu, quinta-feira, no Porto, a ajuda de Portugal na conclusão de um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE).

O chefe de Estado brasileiro estava acompanhado do primeiro-ministro português, José Sócrates. «Portugal é importante motor para as negociações entre nossos blocos regionais e pode ter um papel para a conclusão de nosso acordo», afirmou Lula da Silva na abertura do seminário sobre novos negócios entre empresários brasileiros e portugueses.

Os países integrantes do Mercosul e da UE devem se reunir no início de 2006 para uma tentativa de retomar o processo de negociação do acordo de livre comércio, suspenso há quase um ano. Na última reunião, realizada em Setembro deste ano, em Bruxelas, os blocos apenas reafirmaram a necessidade de uma relação estratégica.

A primeira tentativa de acordo entre os dois blocos foi em Maio de 2004. Na época, Mercosul e UE apresentaram ofertas consideradas insatisfatórias pelos dois grupos e comprometeram-se a aprofundar concessões recíprocas. No discurso na cidade do Porto, o Presidente brasileiro lembrou que o acordo precisa ser «equilibrado» para os dois lados.

Sem comentários: