sexta-feira, outubro 28, 2005

Será?

Conferência assina também o encerramento das comemorações do 50º aniversário da Convenção Cultural Europeia

Ministros da Cultura e membros de Governo de mais de meia centena de países do Conselho da Europa e Norte de África participam quinta e sexta-feira, em Vale de Lobo, Algarve, numa conferência para discutir o futuro do diálogo intercultural.

Sob o título «Diálogo intercultural: os Caminhos do Futuro», a conferência assinala também o encerramento das comemorações do 50º aniversário da Convenção Cultural Europeia, que começaram na Polónia em Dezembro de 2004.

Entre os cerca de 200 participantes contam-se também representantes de várias organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), União Europeia, Fundação Anne Lindh, Centro Norte-Sul, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Fonte do Ministério da Cultura disse à agência Lusa que são esperados os ministros da Cultura da Albânia, Arménia, Bulgária, Croácia, Chipre, Hungria, Irlanda, Lituânia, Mauritânia, Moldávia, Roménia, San Marino, Sérvia, Eslovénia e Ucrânia.

Algumas dezenas de Estados far-se-ão representar por vice- ministros e secretários de Estado.

A reunião realiza-se no âmbito da presidência portuguesa do Comité de Ministros daquele organismo que agrega 48 países europeus, aderentes à convenção.

A organização convidou também países do Magreb, África e Ásia, a título de observadores, como a Argélia, Mauritânia e Azerbaijão.

Na reunião serão assinados vários documentos estratégicos, entre eles a «Declaração de Faro», que incidirão sobre o reforço da cooperação entre os países e as organizações representadas, nas áreas da Educação, Juventude, Cultura, Património e Comunicação.

Segundo o Ministério da Cultura, a escolha do Algarve para esta cimeira visa «imprimir maior visibilidade à região», onde até ao fim do ano está em curso a iniciativa «Faro, Capital Nacional da Cultura 2005».

Aliás, os participantes na cimeira assistirão quinta-feira, no Teatro Municipal de Faro, à exibição da peça «Pedro e Inês», pela Companhia Nacional de Bailado, coreografada por Olga Roriz.

A Convenção Cultural Europeia, assinada em Paris em Dezembro de 1954, define o quadro das actividades do Conselho da Europa em matéria de educação, de cultura, de património, de desporto e de juventude.

Sem comentários: