terça-feira, janeiro 08, 2013

Ao Rui

Um abraço camarada à familia.

Mário Pinto

"

Rui Paz, compositor e professor de música


Antes do dia 25 de Abril de 1974, os jovens eram obrigados a ir para a guerra onde muitos morriam ou ficavam estropiados para toda a vida, sem olhos, sem braços e sem pernas.

Rui Paz, que os nossos leitores conhecem pelo seu trabalho enquanto membro do Conselho das Comunidades Portuguesas, é músico, compositor e professor de harpa. É também um nome ligado a um movimento de protesto contra a guerra colonial que se manifestou através da ocupação de uma igreja em Lisboa.
Neste mês em que se comemora mais um aniversário do 25 de Abril, o PP entrevista Rui Paz por ter participado num dos meus simbólicos movimentos de protesto contra a guerra colonial e e ser autor, conjuntamente com a poetisa Sophia de Mello Breyner , de uma canção contra a guerra que ficará ligada à libertação de Portugal do regime ditatorial que vigorou até ao 25 de Abril de 1974.

PP: Quer partilhar com os leitores o seu percurso como músico, compositor e professor de um instrumento original como é a harpa?

Rui Paz: Desde muito cedo, tinha cinco anos, comecei a aprender música, a tocar a piano e a cantar em coros. Aos 12 anos já sabia que queria estudar música no Conservatório em Lisboa. Como era necessário tocar dois instrumentos comecei também a aprender harpa. Finalmente acabei por concluir o curso do Conservatório Nacional com 20 anos. Como bolseiro da Fundação Gulbenkian aperfeiçoei-me em harpa no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris e estudei musicologia na Universidade de Vincennes, tendo posteriormente actuado na Orquestra da Fundação Gulbenkian e leccionado no Conservatório Nacional em Lisboa


PP: E como é que veio para Alemanha e ser hoje um professor deste instrumento neste país ?

R.P.: Vim para a Alemanha no início dos anos oitenta concluir o mestrado em Ciências Musicais na Universidade de Colónia e frequentar o curso de composição algorítmica (informática) no Conservatório Robert Schumann em Düsseldorf.


PP: Em que escola ensina e quem são os são alunos?

R.P.: Logo que cheguei fui imediatamente convidado para leccionar harpa na Folkwang Musikschule em Essen e dirigir o teatro acústico, um projecto interdisciplinar que envolvia instalações musicais, música electrónica e música ao vivo. Os meus alunos são jovens músicos que actuam não só na Alemanha mas também no estrangeiro, na Finlândia, Rússia, Polónia, Itália, Hong-Kong ou Singapura. Neste momento a classe de harpa da Folkwang Musikschule é a maior e a mais premiada da Alemanha.


PP: Fale-nos um pouco do instrumento. Que capacidades se deve ter para tocar esse instrumento?

R.P.: A primeira dificuldade é que se trata de um instrumento caro. Uma harpa de concerto custa hoje a partir de 15 mil euros. A técnica e o sistema da escala nas cordas são muito semelhantes às do piano. Podemos dizer que nas 47 cordas encontram-se as teclas brancas do piano e que as teclas pretas são feitas através de um sistema de 7 pedais, cada um com três posições (sons diatónicos, sustenidos e bemóis). De resto é apenas necessário ter-se alguma musicalidade e capacidade motora nas mãos, nos dedos e nos pés. Eu costumo dizer aos meus alunos que os harpistas a exemplo dos futebolistas também tocam (jogam) com os pés.


PP: Em Portugal, o seu nome está ligado a um movimento de vigília numa igreja em Lisboa contra a guerra que o antigo regime mantinha nas antigas colónias. Quer contar-nos como foi?

R.P.: Eu era um dos poucos alunos do Conservatório que na altura me interessava pela situação politica, pois frequentava simultaneamente a Faculdade de Direito de Lisboa. Nalguns concertos ou acções de protesto sobretudo contra a guerra colonial as pessoas vinham ter comigo para eu ajudar na parte musical.
Na preparação de uma vigília de protesto contra a guerra colonial na passagem do ano de 1968/69, um grupo de cristãos progressistas pediu-me para compor cânticos que as pessoas pudessem cantar imediatamente sem ensaios pois a vigília estava a ser preparada clandestinamente para evitar a repressão policial. Fizeram-se várias reuniões clandestinas em casa do arquitecto Nuno Teotónio Pereira e na noite de 31 de Dezembro os participantes na vigília começaram a chegar ao café Nicola no Rossio e a ocupar as mesas que iam ficando livres. A certa altura tinham ocupado já todo o café e antes da meia-noite começámos a sair em pequenos grupos para não dar nas vistas. Depois de atravessarmos o Rossio, entrámos na igreja de S. Domingos onde o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Cerejeira, que era amigo pessoal do ditador Salazar então já falecido e fervoroso adepto do fascismo e da guerra colonial estava a acabar de celebrar uma missa com meia dúzia de velhinhas. O mais intrigante para o cardeal era o facto de que quanto mais a missa se aproximava do fim mais a igreja se enchia de gente inclusive jovens.


PP: Também está ligado a uma composição musical com texto de Sofia de Mello Breyner que na altura se cantava como manifestação contra a guerra.

R.P.: Um dos cânticos entoados na vigília de S. Domingos foi a “Cantata da Paz”. A letra foi escrita pela poetiza Sophia de Mello Breyner que era minha vizinha no bairro da Graça em Lisboa. Durante várias semanas trabalhámos juntos. A Sophia recitava os versos que lhe iam surgido em voz alta e eu tentava descobrir os ritmos e as melodias mais adequadas de modo a que os participantes ouvindo-as uma vez pudessem cantar logo lendo só o texto. A “Cantata da Paz” acabou por se tornar numa espécie de hino de protesto dos cristãos que estavam contra o regime e a guerra colonial e apesar de proibida na rádio, passou a ser regularmente cantada nas celebrações da capela do Rato e posteriormente gravada pelo padre Fanhais que também a tinha cantado na Vigília de S. Domingos.


PP: O Rui Paz ficou ligado ao movimento de resistência contra o regime que foi derrubado a 25 de Abril de 1974. Hoje, para quem tem 30 ou menos anos não faz ideia de como era esse regime. Quer contar muito resumidamente como se processava essa resistência?

R.P.: Toda a actividade política tinha de ser organizada clandestinamente. Basta dizer que os partidos políticos estavam proibidos. A policia política, a PIDE-DGS tratava de organizar ficheiros, prender, torturar ou assassinar as pessoas que se opunham ao fascismo e à guerra colonial. Greves e protestos dos trabalhadores eram proibidos e violentamente reprimidos. A emigração era feita na maior parte dos casos “a salto”, isto é, atravessando a fronteira de Espanha clandestinamente por serras e montes para não se ser apanhado pela polícia. Os jovens eram obrigados a ir para a guerra em Angola, Moçambique e Guiné onde muitos morriam ou ficavam estropiados para toda a vida, sem olhos, sem braços e sem pernas. As prisões estavam cheias de presos políticos. Quando surgiu a Revolução do 25 de Abril, só os 26 membros do Comité Central do Partido Comunista Português em exercício na clandestinidade tinham passado no total 250 anos nas prisões do fascismo. É importante que a juventude conheça a nossa história para que Portugal não volte a passar por tanto sofrimento e para que a democracia instaurada com o 25 de Abril possa ser aprofundada no sentido de uma sociedade mais justa e mais fraterna ao serviço de todo o povo português e não de meia dúzia de banqueiros como acontecia no tempo do fascismo.


PP: O facto de estar empenhado aqui na Alemanha nas questões da comunidade lusa quer dizer que a sua luta iniciada antes do 25 de Abril de 1974 não está concluída?

R.P.: É evidente que a Revolução do 25 de Abril tem um valor universal ao ter instaurado as liberdades políticas, ao concretizar uma série de conquistas económicas, sociais e culturais e ao acabar com a guerra colonial em África, aspirações do povo português mas que hoje são comuns a todos os povos do mundo. Hoje, vivemos cada vez mais uma situação em que os valores e as conquistas democráticas, da justiça social e da paz se encontram em perigo. O mundo é cada vez mais governado pelo poder do dinheiro e não pelas legitimas aspirações dos povos. Enquanto portugueses com uma experiência tão rica de luta pela liberdade temos o dever de transmitir aos mais jovens os sentimentos democráticos e patrióticos que tornaram possível a Revolução de Abril de 1974. Mostrar-lhes que vale sempre a pena lutar por um ideal que seja justo e libertador.

5 comentários:

Gisela disse...

Obrigada a ti também Mário. Um forte abraço

https://www.youtube.com/watch?v=o_L-l0A1C6c

José Gonçalves Cravinho disse...

Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote (88anos),digo que só agora é que encontrei êste Blog que a partir de hoje,já está na lista de Ambiente de trabalho.Gostei imenso de ler esta entrevista com Rui Paz,que infelizmente faleceu e me deixa imensa pena por já não poder ler no Àvante os seus belos artigos.

Gisela disse...

http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=3062099&page=1

Gisela disse...

http://manueldelgadoruiz.blogspot.com/2013/02/una-mostra-de-cinema-cuba-danimacio.html?showComment=1361912516775#c4317152298087755041

José Gonçalves Cravinho disse...

Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote
(89 anos),digo que gostei imenso de ter encontrado aqui o Blog «Ai Portugal,Portugal» e de ter lido esta entrevista com Rui Paz que eu pensava ser um simples emigrante como eu mas que escrevia artigos interessantes artigos no Avante.Não imaginava que êle era uma pessoa com uma cultura tão elevada e apesar de ter andado por igrejas e capelas,era todavia Comunista.