quinta-feira, maio 22, 2008

Alguém contamina a água!


Portugal foi hoje apontado em Bruxelas como o Estado-membro com maior disparidade na repartição dos rendimentos, ultrapassando mesmo os Estados Unidos nos indicadores de desigualdade.
O Relatório Sobre a Situação Social na União Europeia (UE) em 2007 conclui que os rendimentos se repartem mais uniformemente nos Estados-membros do que nos Estados Unidos.
"Apenas Portugal apresenta um coeficiente superior ao dos Estados Unidos", sublinha ainda o documento.
O relatório é o principal instrumento que a Comissão Europeia utiliza para acompanhar as evoluções sociais nos diferentes países europeus.
Os indicadores de distribuição dos rendimentos mostram que os países mais igualitários na distribuição dos rendimentos são os nórdicos, nomeadamente a Suécia e Dinamarca.
"Portugal distingue-se como sendo o país onde a repartição é a mais desigual", salienta o documento que revela não haver qualquer correlação entre a igualdade de rendimentos e o nível de resultados económicos.
Mas se forem comparados os coeficientes de igualdade de rendimentos dos Estados-membros com o respectivo PIB (Produto Interno Bruto) por habitante constata-se que os países como um PIB mais elevado são, na sua generalidade, os mais igualitários.

8 comentários:

Ana Camarra disse...

Pronto, já estive a espreitar o teu blogue, gostei.
Não, não és o único, ainda somos muitos.
Hasta la Victoria.

Abraços

Ana Camarra
(Camarros são os naturais do Barreiro que nem sequer é muito longe da Caparica, é longe de Espanha mas que se lixe, do longe se faz perto)

Anónimo disse...

Olá Ana, bem-vinda, é estimulante lêr de si cá por casa, faça-se lêr mais.

Cumprimentos.

CRN

xatoo disse...

carissimo
na sequência no comtário que deixaste , venho pedir-te: se tens links sobre a ligação do João Carlos Espada-Pinto Balsemão que mos deixes lá no blogue. è porque o meu post de hoje é justamente sobre isso: o Balsemão, Bilderberg, Shell, Exxon, etc.

cumprimentos
x

Anónimo disse...

Camarada,
Já me dei conta do teor do post, já lá tens o solicitado.

Cumprimentos.

CRN

António Chaves Ferrão disse...

CRN
Foi um prazer descobrir o seu blog, além de poder reencontrar xatoo por aqui.
Fazem falta vozes como a sua.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Bem-vindo, as vozes, a sua também, pulem a razao.

CRN

Inha disse...

Bom dia. Vim espreitar a agradecer a visita. Volte sempre!:)

Anónimo disse...

Cá a esperamos, volte sempre!