sábado, dezembro 08, 2007

up, up and away!!!!


Muito em breve a Estação Espacial Internacional vai ter tecnologia portuguesa.




O novo laboratório espacial europeu Columbus, que parte da Florida esta quinta-feira, inclui equipamentos espaciais portugueses, totalmente concebidos pelo grupo Efacec.
"É uma bandeira a nível nacional, porque é a primeira vez que um voo espacial integra tecnologia portuguesa de raiz. E para nós também é muito importante, porque significa um poço de conhecimento numa área de ponta", afirma o administrador executivo do grupo Efacec, Alberto Barbosa.
Denominado EuTEMP, o equipamento espacial foi integralmente concebido e produzido pelas engenheiros da Efacec, certificado pela Nasa e pela Agência Espacial Europeia (ESA). A missão que vai integrar começa esta quinta-feira com a partida da nave espacial 'Atlantis' do Cabo Canaveral, na Florida (EUA), para a Estação Espacial Internacional.
"Momento crítico" em ombros portuguesesConcebido durante mais de dois anos, o EuTEMP é uma unidade de medida e aquisição de temperatura de pequenas dimensões, autónoma e alimentada por baterias. De acordo com o administrador executivo da Efacec, será montado na parte externa do módulo europeu Columbus, com o objectivo de medir a temperatura num "momento crítico": quando o astronauta sai para a montagem no próprio Columbus da Plataforma de Experiências Externa da ESA (EuTEF), dedicada à demonstração em órbita de tecnologias espaciais.
O EuTEMP transmitirá os dados para a Terra, através do Columbus, e foi construído para se manter três anos no espaço, podendo funcionar isolado durante 30 dias. Obedece ainda a vários requisitos: de segurança e de qualificação da ESA e da Nasa, resistência a temperaturas extremas e integração eficiente com a plataforma EuTEF.
Futuro no mercado espacial
Os testes de qualificação para os requisitos da ESA tiveram lugar em 2004 e 2005 nos European Space Research and Technology Centre (ESTEC) na Holanda. Portugal aderiu à ESA em 2000 como estado membro, tendo sido criada uma Task-Force ESA-Portugal, que financiou o EuTEMP, com a missão de apoiar a integração de Portugal nas actividades da ESA no período de transição que termina este ano.
A Efacec tem ainda em curso diversos outros projectos nesta área: o CTTB (Component technology test bed), um projecto com o objectivo de testar o comportamento de diferentes tecnologias electrónicas quando sujeito a determinados ambientes do espaço; o MFS, um monitor de radiação para ambientes espaciais, que está a ser desenvolvido para a missão Bepicolombo, que irá a Mercúrio em 2012.

Sem comentários: