TAP está interessada na brasileira Varig
A TAP está interessada em estabelecer uma fusão com a sua homóloga brasileira Varig, assumindo uma posição de 20 por cento do capital da companhia aérea, que se encontra numa situação financeira muito difícil.
Segundo o "Jornal de Negócios", a TAP pretende criar uma grande companhia de transporte aéreo no Atlântico Sul, um dos mercados mais dinâmicos para a TAP nos últimos dois anos.
O ministro das Obras Públicas e Transportes, Mário Lino, demonstra estar ao corrente das intenções da TAP, tendo afirmado ao jornal que tem "uma grande confiança na equipa de gestão da TAP" e que acompanha "com interesse as diligências que têm sido feitas de aproximação à Varig".
A TAP é um dos três grupos portugueses que mostraram interesse em conhecer as contas da Varig, para além dos grupos Pestana, ligado à hotelaria, e Espírito Santo, que detém a companhia aérea PGA Portugália e tem interesses financeiros e imobiliários no Brasil.
Estes dois últimos grupos foram ontem referenciados pelo porta-voz da Varig, citado pela AFP, que acrescentou que a lista de interessados poderá ficar esclarecida na assembleia geral que está marcada para o próximo dia 7 de Maio.
Segundo o jornal brasileiro "O Estado de São Paulo", citado pela AFP, o fundo de investimento norte-americano Texas Pacific Group é um forte candidato à compra de uma posição relevante no capital da Varig, sublinhando que o fundo americano pediu 90 dias para analisar as contas da transportadora brasileira.
A dimensão da Varig é sensivelmente o dobro da da TAP em matéria de receitas anuais, frota e número de passageiros transportados. Apenas a dívida da Varig, de 2600 milhões de dólares (2008 milhões de euros), ultrapassa largamente os 647 milhões de euros da companhia portuguesa.
A Varig gera receitas de 2745 milhões de euros, contra 1301 milhões da TAP, possui uma frota de 93 aviões, em contraponto às 40 aeronaves da transportadora portuguesa e transporta à volta de 13,5 milhões de passageiros, mais do dobro dos seis milhões da TAP.
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