sexta-feira, outubro 15, 2010

Este ano, na pública, foram mais €400

O Governo britânico pondera criar um imposto para licenciados, para ajudar a financiar o ensino superior. Os líderes universitários estão dispostos a aceitar esta medida, pois a maioria dos estudantes faz os cursos recorrendo a empréstimos.De acordo com a Lusa, líderes estudantis rejeitam o aumento dos juros dos empréstimos e concordam com a proposta dos Trabalhistas e a promessa eleitoral dos Liberais Democratas de criar um imposto especial para licenciados variável de acordo com os seus salários para ajudar a financiar o ensino superior.

Desde que o actual regime foi criado pelo Governo de Tony Blair que os estudantes recorrem a empréstimos para pagar propinas e outros custos, que amortizam ao longo da carreira profissional. Os juros poderão agora aumentar, de modo a que os licenciados terminam o curso com dívidas ainda mais substanciais, na ordem das dezenas de milhares de euros.

Já as universidades de elite, como Oxford e Cambridge, têm feito campanha no sentido de poderem aumentar as propinas e apoiam uma reforma do sistema para poderem competir com universidades americanas(*).

(*) Significa pagar entre 40 e 60 mil dólares ano

2 comentários:

Fernando Samuel disse...

Eles não se fartam de dizer que o direito à educação não é um direito fundamental...

Um abraço.

Mário disse...

Não lhes resulta lucrativo.

Um abraço!