quarta-feira, janeiro 28, 2009

Engels

(...) Em primeiro lugar, que a grande indústria, apesar de na sua primeira época de desenvolvimento ter ela própria dado origem à livre concorrência, está agora, contudo, a abandonar a livre concorrência; que a concorrência e, em geral, a exploração da produção industrial por singulares se tomou para ela um grilhão que tem de quebrar e quebrará; que a grande indústria, enquanto for empreendida na base actual, somente se pode manter por meio de uma perturbação geral repetida de sete em sete anos, a qual ameaça, de cada vez, toda a civilização, e não só faz cair os proletários na miséria como também arruina um grande número de burgueses; que, portanto, ou a própria grande indústria tem de ser completamente abandonada – o que é uma absoluta impossibilidade -, ou então ela torna absolutamente necessária uma organização totalmente nova da sociedade, na qual já não são os fabricantes individuais, em concorrência entre si, mas toda a sociedade, de acordo com um plano estabelecido e segundo as necessidades de todos, quem dirige a produção industrial. (...)

4 comentários:

Anónimo disse...

Depois de ler frases como essas, como alguém pode deixar de ter curiosidade sobre o que realmente é o Marxismo? É tanto o preconceito...

Já agora, de onde é tirada essa citação?

abraço

Mário Pinto disse...

Bruno,

Diria: Falta de emancipação, propositada indiferença ante a mesma. Patologia social do imperialismo?

"Principios básicos do comunismo"
Engels - 1847



A revolução é hoje!

regis-pereira.óleo/tela disse...

Olaa! nossa adorei o seu comentário , ele é perfeito exatamente o que esta acontecendo. parebens,um belo blogger, abrço!!

Anónimo disse...

Regis,
Agradeço a visita e a opinião.

A revolução é hoje!