domingo, abril 26, 2009

Temas candentes

A Fox, cadeia de televisão generalista norte-americana, tem para a sua grelha um reality-show que revela, com bastante simplicidade, quão abjecta é a vida dos trabalhadores nos estados-unidos.

O referido programa, aberração, mostra o impacto que sofrem aqueles que, dentro da estratégia imperialista de reestruturação económica, são despedidos diariamente, num número concerteza maior, ainda que não mais importante, que os 535 Portugueses que todos os dias, desde Agosto passado, experimentam também essa mesma agonia.

Despedidos, despojados da sua condição, usados para o regozijo de uma plateia ávida de realidades piores que o quotidiano no qual sobrevivem, estas mulheres e homens, no seu entorno, seguramente - mais se tivermos presente o institucionalizado preconceito que caracteriza os debilitados alienados e carentes de esclarecimento apologistas da covardia resultante da clivagem que impede assumir a responsabilidade pelas suas decisões – encontrarão problemas de recolocação, mais um, só para que a Fox aumente a audiência, o share, mas, fundamentalmente, o profit do share-holders, accionistas.

Um dia depois do 35º aniversário do 25 de Abril, o pensamento com o qual me deparo é que, Abril, politicamente, economicamente, socialmente, nos âmbitos da educação, da liberdades, e, sobretudo – ainda que cada vez mais desvirtuada pelos capatazes dos mesmos accionistas supra-citados – na constituição, venceu, mas, querer resgatar Abril, olhando em frente, só pode acontecer quando a coerência entre a palavra e a acção se torne atributo essencial de todos os revolucionários. Aqueles que sofreram, pagaram com a vida, e com a morte, a liberdadezinha que hoje desfrutamos, foram heroicamente coerentes mesmo diante de um pide, um esbirro fascista, quando este os obrigava a permanecer de pé, acordados durante dias, submetidos a enormes pressões físicas e psicológicas, mantendo-se calados para que hoje possamos falar.

As formas a adoptar no sentido de promover de novo o esclarecimento, a agitação, o inconformismo, como não podia ser de outra maneira, devem ser reajustadas a este novo paradigma fascista, que não fascizante. Contudo, como desenvolvimento lógico do processo revolucionário de 74, também a firmeza ou a intransigência, devem, necessariamente, fazer parte da atitude revolucionária, sobretudo quando se observam atentados à liberdade, enaltecimento dos métodos repressivos, propaganda fascista, neo-colonialista, ou crimes políticos contra os Povos.

Assim, sabendo-me integrante de um partido que não anda por aí a tentar melhorar o capitalismo, consciente das repercussões que poderiam advir - ao contrário dos proletários americanos, aceitando qualquer consequência pessoal por integrar esse tipo de acções, não entendo, mas, já agora fica a ideia, como não se fretaram 2 ou 3 autocarros para, no dia de ontem, festejar, recordar, celebrar a revolução em Santa Comba-Dão.
Ainda assim, também me parece dificil compreênder porque não se ouviu falar da institucionalização do crime de corrupção, aceitando o governo essa practica, sempre que o criminoso pague 60% do pecúlio.

Na mesma linha, não posso aceitar, ainda que os motivos sejam claros, que os professores entreguem as suas auto-avaliações – mesmo que a aposta sindical se reveja na pretendida coesão sindical europeia, creio que essa identificação não é real, partindo do principio que cada país tem peculiaridades que divergem na definição das prioridades, que constituindo uma frente comum só estão a legitimar esta Europa sucursal - que não se promovam agora, justo agora, antes das eleições, greves, arruadas, eventos, concentrações, encontros, concertos, debates, sessões de esclarecimento, que, em suma, se incremente a luta, que se potencie a denúncia.

Fora do PCP, hoje, não existe resistência ao fascismo, à ditadura da demagogia e do obscurantismo neón, ao espólio do povo Português, ao enriquecimento de uns poucos através da miséria de outros muitos. Só um povo sem medo, unido, consciente, poderá mudar esta situação. Este ano teremos na mão a possibilidade de, apostando na alternativa real, expulsar a corja, recuperar a sanidade pública, o pão, o trabalho, a habitação, a educação, as reformas, a equidade, a ética, a liberdade, a solidariedade, a palavra, enfim, a condição de ser humano.



A revolução é hoje!

2 comentários:

jorge disse...

A CDU é o caminho !

Abraço!

CRN disse...

Jorge,
Nem mais!

A revolução é hoje!