sexta-feira, agosto 22, 2008

Realidade ou falta de Prozac??

O Clube de Roma é um grupo de pessoas ilustres que se reunem para debater um vasto conjunto de assuntos relacionados a política, economia internacional e , sobretudo, ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Foi fundado em 1968 por Aurelio Peccei, industrial e académico italiano e Alexander King, cientista escocês.
Tornou-se um grupo muito conhecido em 1972 devido à publicação do relatório elaborado por uma equipe do MIT, contratada pelo Clube de Roma e chefiada por Meadows, intitulado Os Limites do Crescimento, que vendeu mais de 30 milhões de cópias em 30 idiomas, tornando-se o livro sobre ambiente mais vendido da história.
O referido Relatório tratava essencialmente de problemas cruciais para o futuro desenvolvimento da humanidade tais como:
energia, poluição , saneamento, saúde, ambiente, tecnologia , crescimento populacional dentre outros.
Utilizando modelos matemáticos o MIT chegou a conclusão que o Planeta Terra não suportaria mais o crescimento populacional devido à pressão sobre os recursos naturais e energéticos e o aumento da poluição, mesmo considerando o avanço das tecnologias.
O actual presidente do grupo é o Príncipe El Hassan bin Talal da Jordânia. Outros membros activos são Benjamin Bassin, a Rainha Beatriz dos Países Baixos, Juan Luis Cebrian (Convidado de honra do jornal Expresso aquando do seu aniversário, figurando o seu spot de opinião na primeira linha do apartado correspondente, justamente ao lado de Balsemão), Orio Giarini, Talal Halman, Javier Solana, Mugur Isărescu, Kamal Hossain, Esko Kalimo, Ashok Khosla, Martin Lees, Roberto Peccei, Maria Ramirez Ribes, Victor A. Sadovnichy, Adam Schaff, Majid Tehranian, Raoul Weiler, Anders Wijkman, Fernando Henrique Cardoso e Mikhail Gorbachev.
http://www.sthopd.net/(eCards website to limit human population growth)
http://www.wisart.net/(On-line slideshow about limiting human population growth)
http://www.mega.nu:8080/ampp/bilderberg.html
http://www.spaceship-earth.org/PoS/Plundering_of_a_planet.htm Our collective denial of the limits to growth
http://www.theforbiddenknowledge.com/hardtruth/clubofrome.htm
http://www.abes-dn.org.br/
http://www.uniagua.org.br/website/default.asp
http://www.clubofrome.org/
http://www.gmfus.org/template/index.cfm
http://www.tavinstitute.org/
http://www.sri.com/
http://www.cfr.org/
http://www.trilateral.org/
Morgenthau Group Financial Corporation
Rios, Jorge L. Paes - " Modelos Matemáticos de auto-depuração dos cursos d´água " - Cap. 1 - Introdução. Poluição e o Relatório do Clube de Roma. - LNEC - Lisboa, 1974. Tese para Especialista do LNEC.

Contudo, ainda que já mostrado em videos norte-americanos, também em Espanha existe quem denuncie estes propósitos. Em castellano:

No perfil deste Blogue existem, também, outros quatro blogues bastante curiosos:
http://senhoresdomundo.blogspot.com/

2 comentários:

Ana Camarra disse...

CRN

Faz-me lembrar um filme, em tudo mesmo: TUDO BONS RAPAZES...

O Pior é que andam aí mesmo á solta, a praticar as suas mafiosices..
Em nós...

A Revolução tem mesmo de ser hoje!

Beijão

Anónimo disse...

Olá Ana,
É mesmo muito dificil encontrar pessoas com disposição de apostar na organização, sem medo, que priorizem a modificação da realidade de amanhã em detrimento da comodidade de hoje!

Cumprimentos.