sexta-feira, janeiro 21, 2005

Sporting e Benfica apelam ao poder político a imposição da «verdade» no futebol

Os presidentes do Benfica, Luís Filipe Vieira, e do Sporting, Dias da Cunha, manifestaram publicamente esta quinta-feira que o poder político tem de impor a «verdade» no futebol, porque é este que o tem de fazer. E essa verdade passa pela independência da arbitragem em relação à Liga e à FPF.

A passagem da «batata quente» é deliberada, nas palavras de Dias da Cunha, pois o líder leonino explicou que só o poder político o pode conseguir. Esta posição pretende denunciar o que o futebol tem de mal para que quem tiver poder para o corrigir o faça.

Reforçou-se a garantia de que não é um movimento contra quem quer que seja; pelo contrário, no seguimento do almoço com os presidentes do Marítimo, Carlos Pereira, e do Belenenses, Sequeira Nunes, a posição agora publicamente assumida vai ser apresentada na Liga para que o organismo que representa os clubes o direccione a quem de direito.

Os males apontados foram referidos, como já se disse, pela ausência de uma verdade que é «clamada» pelos subscritores do manifesto. A ausência dessa verdade contrasta com a «corrupção» e a «concorrência desleal» que sã referidas como existentes; cujo corolário da situação acaba por ser radicada na situação de não haver árbitros portugueses pré-designados para o Mundial 2006.

Sendo preciso «começar por algum lado», as sugestões apresentadas englobam um «plano de contabilidade adequado»; uma «arbitragem acima de todas as suspeitas»; e uma «justiça desportiva autónoma».

No seguimento, é proposta então uma «fiscalização única» com «independência de quem fiscaliza» para a «totalidade dos agentes do futebol». A independência da arbitragem em relação à Liga e à FPP é também defendida com a própria organização desta nova instância a ser marcada pela separação entre quem gere o sector e quem classifica os árbitros.

A nova estrutura proposta deverá também ser ela própria fiscalizada por um Conselho Superior de Arbitragem a ser criado. Assim como também é proposta a criação de um Tribunal Desportivo. Para que tudo isto aconteça colocando a Liga nas funções que deve ter como associação dos clubes é referido como condição essencial que o poder político imponha a nova realidade.

Mais adiante, o Maisfutebol apresenta-lhe o manifesto de Sporting e Benfica mais em pormenor com as explicitações dadas na apresentação do documento por Luís Filipe Vieira e Dias da Cunha.

1 comentário:

xatoo disse...

Se esta actividade é Empresarial como outra qualquer,,, a moralização do Futebol passa por uma rigorosa fiscalização a estas Entidades. A grande questão é que o Estado se demite de o fazer, em virtude da promiscuidade existente entre politicos e dirigentes.
e estou a lembrar-me daquele caloroso aperto de mão Durão Barroso-Eusébio da Siva Ferreira em vésperas de Eleições!
Como é que aquilo foi pago?,, óh Santana Flopes?