sexta-feira, maio 01, 2009

1º de Maio – Trabalhadores em luta!

"Por todo o país, o 1º de Maio foi comemorado por milhares de trabalhadores, reforçando o papel histórico da sua luta e a sua actualidade. Assim, muitas das acções de comemoração foram transformadas em verdadeiras acções de luta. Destacam –se as grandes manifestações realizadas em Lisboa, com a presença do Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e no Porto, com a presença de Ilda Figueiredo, candidata e deputada do Parlamento Europeu.

No ano de 1886, no primeiro dia de Maio, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, exigindo a redução do horário de trabalho para as oito horas. A manifestação teve repressão policial, para tentar dispersar os trabalhadores que lutavam por melhores condições de trabalho. Dezenas de operários foram mortos e feridos. Passados todos estes anos, os trabalhadores portugueses continuam a sair à rua para lutar pelas conquistas de Abril, que tanto são atacadas pela política de direita dos sucessivos Governos PS e PSD, com ou sem CDS.

A luta pelo horário de trabalho, continua actual, quando no Parlamento Europeu se pretende aumentar a jornada de trabalho para 65 horas.

Hoje, os trabalhadores dizem basta aos baixos salários, ao aumento do desemprego, à revisão para pior do Código do Trabalho e da Legislação Laboral da Administração Pública, à precariedade, ao aumento do horário de trabalho."

A revolução é hoje!

4 comentários:

Crixus disse...

Foi mais uma grande jornada de luta, camarada. Estou confiante e desejoso que venha a próxima, já dia 23 de Maio. Um abraço

Ana Camarra disse...

CRN

Lá estive.
Gritei por ti um pouco!
Comi uma sardinha na tasca do Sindicato das Pescas, em cima do pão, por ti, o meu parceiro comeu duas!

beijos

CRN disse...

Crixus,

A luta continua!

A revolução é hoje!

CRN disse...

Ana,

Dia para manter presente.

A revolução é hoje!