segunda-feira, outubro 05, 2009

Autarcas CDU (V)

Almeida:

A Câmara Municipal de Almeida anunciou, este domingo, que entregou este mês, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, o dossier de candidatura da antiga praça-forte da vila fronteiriça a Património Mundial.

Segundo o presidente da autarquia, António Baptista Ribeiro, a candidatura está integrada num processo que envolve outras fortificações abaluartadas da raia luso-espanhola, nomeadamente Elvas, Valença, Estremoz e Mação (Portugal), Ciudad Rodrigo, Olivença e Badajoz (Espanha).

Na sessão de apresentação pública do projecto, o autarca referiu que a candidatura foi iniciada em Maio e concluída em Julho deste ano, admitindo que «não foi um trabalho fácil».

António Baptista Ribeiro disse à agência Lusa acreditar que a antiga praça-forte receberá o galardão de Património da Humanidade, a atribuir pela UNESCO, por considerar que a vila possui «muralhas que são consideradas das melhores conservadas da Europa e umas “Casamatas” (construções subterrâneas à prova de bomba) únicas no Mundo».

«Temos um caminho longo a percorrer. Hoje demos o sinal de partida e vamos ter que ultrapassar muitas etapas até chegarmos ao final», afirmou, dizendo esperar que no próximo ano, por esta altura, «esse desígnio» já esteja alcançado.

Para o autarca, a vila fronteiriça possui um vasto património histórico, daí que considere que, finalmente, Almeida, poderá «brilhar no património universal».


A revolução é hoje!

2 comentários:

amigona avó e a neta princesa disse...

Não tenho podido participar aqui porque a campanha não nos deixa tempo livre. Agora aproveitei a hora de almoço que não tive...parabéns à Câmara de Almeida e aos seus autarcas...parabéns a ti...um abraço...

CRN disse...

Não podemos participar em tudo. A CDU tem os melhores autarcas deste país, justifica-se saudar as suas iniciatívas.
No que a mim respeita, todos contribuimos para divulgar o trabalho do nosso colectivo.

Um abraço!