segunda-feira, janeiro 03, 2011

Além do aumento das taxas...

"A directora clínica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, defendeu hoje que o aumento do número de utentes a recorrer à urgência do hospital reflete "uma diminuição de recursos dos centros de saúde" e "uma maior carência social".

Ana França afirmou hoje, em declarações à agência Lusa, que a crescente pressão sentida sobre o serviço de urgências do Hospital Garcia de Orta (HGO) pode ser explicada, por um lado, olhando para "uma diminuição dos recursos dos centro de saúde", e, por outro, "para um agravamento dos problemas de resolução social, a par de crescentes dificuldades por parte das instituições em dar-lhes resposta".

No caso dos centros de saúde, explicou a médica, "deixou de haver as áreas específicas para operação de doentes com gripe, instaladas o ano passado de acordo com o plano de contingência da gripe A, e verificou-se um aumento significativo da taxa de aposentação de médicos".

Isto, acrescentou, "implica impossibilidade, por parte de alguns doentes, em recorrerem ao seu médico assistente" e cria a figura dos "utilizadores frequentes da urgência do hospital": "Identificámos 100 doentes com 3000 episódios de recurso à urgência por ano, o que equivale a ter doentes que recorrem à urgência em média uma a duas vezes por mês".

Este cenário, considera a directora clínica, "diz bem do conjunto de doentes que andam no sistema sem um recurso que acompanhe a sua situação". O hospital está, por isso, "a tentar perceber como pode arranjar forma de partilhar a responsabilidade sobre estes doentes entre o hospital e centros de Saúde".

Ana França lembrou ainda que os constrangimentos verificados no serviço de urgências do HGO nos últimos dias decorrem também de um "aumento anormal do número de internamentos" – que, por exemplo, na sexta feira foi de 19,5 por cento, o dobro do habitual – refletindo "situações de carência social".

"Estávamos numa situação de fim do mês, em que as pessoas vão deixando arrastar as situações para não gastarem dinheiro no médico ou em medicamentos, a condição dos doentes agrava-se e verifica-se uma necessidade acrescida de internamento", explicou.

A isto, acrescentou, junta-se "uma diminuição da capacidade de resposta da rede de cuidados continuados e da rede social, que receberam em 2010 menos utentes do que em 2009 e que levaram mais tempo a dar resposta aos pedidos".

Esta realidade, disse ainda a médica, "tem também um reflexo muito grande nos hospitais e aumenta a pressão sobre os serviços"."

Ionline


---o---


Alegre não se opõe (debate com Cavaco) a mais um cheque de quinhentos milhões para salvar o BPN, sempre que, de uma vez por todas, se solucione a situação. A garantia deve vir do governo, o mesmo que cavaco critica por não conseguir rentabilizar a entidade da forma que os administradores privados o fizeram no passado, quando este, também dono da entidade, já em tempos de crise, lucrou mais de duzentos e cinquenta mil euros pela venda (ou compra) de acções da SLN.

Sem comentários: