quinta-feira, junho 16, 2005

As conquistas da Revolução - por Jorge Leitão Ramos "in Expresso"

Na semana em que morreram Vasco Gonçalves e Álvaro Cunhal voltou a ouvir-se gritar pelas ruas «25 de Abril Sempre!» e muito se falou das «conquistas da Revolução». Mas será que essas conquistas existem?

A pergunta poderá parecer insensata para quem conheceu Portugal antes de 1974, mas há muita gente viva e adulta para quem as várias facetas da palavra liberdade são simples experiências naturais do quotidiano - tão naturais que, tal como o ar que respiramos, parecem decorrer do facto de estarmos vivos. E não é assim...

Na pequena caixinha que diz respeito ao cinema, nunca é demais lembrar que o 25 de Abril de 1974 trouxe o fim da Censura. A Censura significava, claro, filmes que não podíamos ver, outros que só podíamos ver com cenas cortadas - mas, no fundo, significava mais que isso: significava que todos éramos seres tutelados, sem discernimento capaz para escolher do que devíamos ou não ver, crianças eternas. Um estatuto de menoridade sem remissão. Mas a Revolução de Abril não trouxe simplesmente o fim da Censura. Não foi um castelo que desabou e pronto. A Revolução de Abril trouxe a proibição da Censura - ou seja, não é permitido pela lei portuguesa que alguém mutile um filme e o dê a ver assim, seja por que motivo for. Nós não temos apenas o direito de ver filmes inteiros, a letra da lei não consente que seja de outro modo.

Lembrei-me disto, agora que o Presidente Bush acaba de assinar um projecto de lei que autoriza editores de DVD a formatarem os filmes de modo a torná-los aptos para toda a família, ou seja eliminando tudo o que possa causar embaraço aos puritanos - e isto, evidentemente, sem dar contas aos realizadores. O argumento utilizado para a aprovação de tal medida foi - pasme-se! - que os lucros dos produtores não seriam postos em causa e que, portanto, não haveria prejuízo para ninguém. Nos Estados Unidos é, assim, possível adquirir DVD's com filmes de onde foi abolida toda a linguagem rude, toda a nudez, toda a violência explícita, todo o conteúdo verbal ou icónico que tenha relação com sexo. Veja-se em (www.cleanflicks.com) uma parte do que já está disponível.

Em Portugal isto não era possível - a lei não tolera malfeitorias destas. Quem pensa que o 25 de Abril nos trouxe apenas uma democracia burguesa de tipo ocidental está muito enganado. Foi muito mais - é muito mais - que isso.




Jorge Leitão Ramos

Sem comentários: