terça-feira, junho 21, 2005

Shishmaref

A ilha onde está a povoação de Shishmaref está a perder entre a quatro a sete metros de terra por ano para o mar. O gelo derrete-se, as tempestades são cada vez mais frequentes e o subsolo antes permanentemente congelado a começar a transformar-se em água, a aldeia esquimó de Shishmaref, no Alaska, está a preparar-se para mudar de sítio nos próximos quatro anos.
Em cima de uma barreira muito estreita no mar de Chukchi, a povoação tem apenas 600 habitantes que todos os dias veêm as ondas cada vez mais próximas da porta de casa. O terreno onde está já encolheu tanto que se tornou num caso de estudo sobre os efeitos das alterações climáticas. Esta será a primeira comunidade a mudar-se devido ao aquecimento global. As temperaturas no Alaska subiram uma média de 4,4 graus nos últimos anos, o que contribui para o degelo e, consequentemente, para a subida do nível do mar.
A erosão nesta ilha é tão dramática que os planos de mudança implicam uma deslocalização para o interior do continente a cerca de 22 kilómetros do sítio onde estavam. Se virem tempestades mais fortes, a acção terá de ser antecipada.
No total 184 aldeias de Inuits, o povo esquimó do Alaska, correm os mesmos graves riscos.

Sem comentários: