quinta-feira, dezembro 06, 2007

Bom ano novo!

Lisboa, 06 Dez (Lusa)
O ministro da Economia, Manuel Pinho, destacou hoje que para o ano, e pela primeira vez nos últimos sete anos, Portugal pode crescer acima da média da Zona Euro.
Referindo-se aos dados hoje avançados pela OCDE, Manuel Pinho adiantou que Portugal "está a caminhar no bom sentido" e que "as empresas estão a levar a economia para a frente".
Manuel Pinho disse ainda estar expectante em relação ao futuro, acreditando que o resultado deste crescimento se vai consubstanciar em "mais emprego" e "maior poder de compra".
Pinho falava aos jornalistas no Ministério da Economia, à margem de uma manifestação de protesto dos moradores de Vale de Fuzeiros, Silves, contra a instalação de linhas de muito alta tensão.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) prevê que o crescimento da economia portuguesa acelere para 2,0 por cento no próximo ano, ultrapassando a Zona Euro pela primeira vez em sete anos.
O relatório de previsões económicas da OCDE, hoje divulgado, mantém as expectativas de crescimento de Portugal em 2007 e 2008, mas revê em baixa as previsões para a Zona Euro, em linha com o que têm feito outras organizações internacionais.
Portugal deverá crescer 1,8 e 2,0 por cento, este ano e no próximo, respectivamente, enquanto a Zona Euro se expandirá a um ritmo de 2,6 e 1,9 por cento.
A verificarem-se estas previsões, 2008 será o primeiro ano dos últimos sete em que Portugal convergirá com os seus parceiros comunitários.



Considerando a dimensao da economia e o P.I.B. Provavelmente seja esta a razao de tanto optimismo.

Sem comentários: