segunda-feira, janeiro 17, 2005

Ciência:Instituto Medicina Molecular quer ser centro de excelência internacional

O novo Instituto de Medicina Molecular (IMM) quer tornar-se num "centro de excelência internacional" e para isso está a procurar os melhores investigadores, disse hoje a coordenadora executiva deste organismo, que hoje foi oficialmente inaugurado.
O IMM agrega vários laboratórios que estavam dispersos pelo Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e integra o Instituto Português de Oncologia, de forma a concentrar meios e investigadores e a beneficiar do cruzamento de diferentes áreas científicas.
Os laboratórios começaram a ser mudados na Páscoa do ano passado para as novas instalações, no hospital de Santa Maria, mas o IMM só hoje foi oficialmente inaugurado pela ministra da Ciência e do Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho.
Na sessão de abertura do Simpósio "A investigação biomédica em prospectiva", a ministra abordou a importância do IMM, destacando a interacção que passará a haver entre cientistas, uma vez juntos no mesmo espaço e a partilhar a mesma tecnologia.
A coordenadora executiva do IMM, Carmo Fonseca, salientou que o centro - que se quer de "excelência" e "reconhecido internacionalmente" - estará disponível para todos os cientistas que queiram colaborar, mesmo que não pertençam aos diversos laboratórios.
Por outro lado, o IMM pretende chamar a si os "melhores investigadores", tendo para isso publicado anúncios internacionais.
O IMM agrega 19 unidades divididas em quatro grandes áreas:
Biologia Celular e Desenvolvimento, Imunologia e Doenças Infecciosas, Neurociências e Oncologia.
O Instituto tem também três grupos de investigação: básica, clínica e de transferência da área tecnologia para a clínica.
Este último grupo é assegurado pela empresa de parceria público-privada Genomed, que terá como objectivo "aplicar" no sector clínico a tecnologia biológica.
A esta empresa, o IMM incumbiu já a realização de testes de acompanhamento e monitorização de doentes oncológicos.
A Genomed, que ainda está em fase de certificação, venderá estes primeiros testes ao Hospital de Santa Maria, mas serão depois disponibilizados para outros hospitais e unidades de saúde.
De acordo com Carmo Fonseca, o IMM possui já equipamento essencial e está confiante de vir a conseguir mais, dado que concorreu a um concurso de reequipamento.
O IMM tem ainda como objectivo "ensinar a ciência" nas escolas e através de um 'website' interactivo com linguagem acessível, disse Carmo Fonseca.

Sem comentários: